Mamoplastia

Conheça os principais tipos de procedimentos que podem ser realizados na mama:

MAMOPLASTIA DE AUMENTO E INCLUSÃO DE IMPLANTE MAMÁRIO

A cirurgia de aumento da mama utiliza implantes para dar volume aos seios ou restaurar o volume mamário perdido após perda de peso ou gravidez.

O aumento de mama pode aumentar o tamanho e a projeção dos seios, melhorar o equilíbrio do corpo e reconstruir a mama após lesões ou câncer de mama.

As incisões são feitas em áreas discretas para que a cicatriz fique pouco visível. Você e seu cirurgião plástico irão discutir quais opções de incisão são apropriadas para o resultado que você deseja. As opções de incisão incluem:

  • Inframamária: na projeção do sulco mamário;
  • Transaxilar: na axila;
  • Periareolar: ao redor da aréola.

O local onde o implante será inserido vai depender do tamanho e forma dos seios, elasticidade da pele, tipo físico e hábitos de vida. O tipo, forma, projeção, tamanho e textura do implante serão determinados não apenas pelo seu desejo de aumento no tamanho, mas também, pela elasticidade da pele, anatomia e tipo físico.

O implante pode ser inserido em quatro planos diferentes. Cada um desses planos tem vantagens e desvantagens e a indicação de cada um deles é dada pelas preferências da paciente e indicação do cirurgião. Esses planos são:

  • Submuscular: atrás do músculo peitoral maior;
  • Subglandular: atrás da glândula mamária;
  • Subfascial: acima do músculo e abaixo da fáscia peitoral, estrutura que recobre o músculo peitoral, localizada abaixo da glândula mamária;
  • Dual-Plane: o pólo superior do implante fica por baixo do músculo, enquanto que o pólo inferior fica por cima.
MASTOPEXIA: ELEVAÇÃO DAS MAMAS

A queda das mamas é um processo natural e vai ocorrer em todas as mulheres, em algum momento da vida. Haverá perda do tônus e elasticidade da pele, em maior ou menor proporção, relacionadas ao envelhecimento, à variações de peso, à amamentação e à alterações hormonais. Mas nem tudo está perdido! Existe uma forma de atenuar essa queda, embora a longo prazo, a lei da gravidade seja soberana.

A mastopexia é a cirurgia que tem como objetivo reverter o caimento natural dos seios (ptose mamária), reposicionando a aréola e a pele com flacidez, elevando as mamas até sua posição original, melhorando a estética e a simetria. Em alguns casos, é possível também reposicionar a aréola e alterar o tamanho do mamilo.

A incisão desse tipo de cirurgia plástica vai depender da quantidade de pele retirada. Pode ser realizada ao redor dos mamilos, seguindo em linha vertical em direção à base da mama ou, ainda, formando um “T” invertido.

Após fazer a incisão, o cirurgião plástico remove a pele excedente e o tecido adiposo que provocaram a flacidez nas mamas da paciente, reposicionando a aréola e a pele da região mamária.

A mastopexia pode ser feita com ou sem a aplicação de implante de silicone. Na mastopexia sem implante, o médico retira o excesso de pele e reposiciona o tecido mamário, dando um novo contorno e formato aos seios. Quando a paciente deseja aumentar o tamanho dos seios, é realizada a mastopexia com implante. A indicação de colocar ou não implante vai depender da indicação do cirurgião e preferências da paciente. A loja para colocação do implante pode ser subglandular ou submuscular.

MAMOPLASTIA REDUTORA

Seios excessivamente grandes podem causar, em algumas mulheres, problemas emocionais e de saúde. O peso do tecido mamário em excesso pode prejudicar sua capacidade de levar uma vida ativa. Pode causar, entre outros problemas, dor nas costas, marca de sutiã nos ombros, irritação da pele embaixo das mamas e aréolas grandes e alargadas.

A mamoplastia redutora remove o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele para atingir um tamanho de mama proporcional com o seu corpo e aliviar o desconforto associado com seios muito grandes.

O novo tamanho da mama ajudará a aliviar a dor e as limitações físicas existentes previamente à cirurgia. A mama mais proporcional poderá melhorar sua autoestima e autoconfiança. No entanto, ao longo do tempo, seus seios podem mudar devido ao envelhecimento, às oscilações de peso, aos fatores hormonais e à gravidade.

O procedimento de redução de mama pode ser realizado em qualquer idade, mas apresenta melhor resultado quando os seios estão totalmente desenvolvidos.

Posts Relacionados