Abdominoplastia

A abdominoplastia, também chamada de dermolipectomia, é uma cirurgia cujo objetivo é retirar o excesso de pele da região do abdome, recuperar a firmeza da musculatura dessa região através da plicatura (costura) dos músculos abdominais e realizar o reposicionamento umbilical

O desenvolvimento de flacidez, estrias e acúmulo de gordura na barriga, assim como a diástase dos músculos reto abdominais são a principal indicação desta cirurgia.

É um procedimento bastante requisitado por mulheres que tiveram múltiplas gestações ou perda substancial de peso. Homens com perda ponderal acentuada também podem se beneficiar deste procedimento. Existem várias técnicas de abdominoplastia e suas indicações variam de acordo com a gravidade do caso.

Além da abdominoplastia clássica, existe a miniabdominoplastia, que consiste na retirada de pele da região inferior da barriga, abaixo do umbigo, resultando em uma cicatriz menor. Neste caso, portanto, não há reposicionamento umbilical.

Existe, ainda, a abdominoplastia em âncora, que costuma ser indicada em pacientes que apresentaram grande perda ponderal após cirurgia bariátrica e possuem grande sobra de pele, principalmente na região lateral do abdome. Além do corte convencional, é realizado também um corte vertical na região da barriga.

É possível associar abdominoplastia e lipoaspiração no mesmo procedimento cirúrgico, para melhor contorno corporal.

Posts Relacionados